Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Você já se perguntou para onde vai todo o lixo produzido no Brasil?

Publicada 08/04/2013

 

De acordo com o Governo Federal e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cada brasileiro produz cerca de 1,1 quilograma de lixo por dia. No País, são coletadas diariamente 188,8 toneladas de resíduos sólidos. Desse total, em 50,8% dos municípios, os resíduos ainda têm destino inadequado, pois vão para os 2.906 lixões que o Brasil possui.

Em apenas 27,7% das cidades o lixo vai para os aterros sanitários e em 22,5% delas, para os aterros controlados.

Preocupando-se com os impactos ambientais causados pela má destinação dos resíduos, o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, através do Consórcio Astec/Direção/MRS promoverá no mês de abril, a campanha “Seja consciente, lugar de lixo é na lixeira!”.

A campanha será executada por meio de palestras abordando o tema “O lixo e suas conseqüências; Doenças Transmitidas por vetores: Dengue, Malária, Leishmaniose e Doença de Chagas” além de cuidados com a Higiene Pessoal.

Para a elaboração das palestras adotou-se uma metodologia simples, a fim de que o conteúdo seja bem absorvido pelos diversos públicos-alvo, sendo eles: a comunidade escolar, os produtores rurais e os funcionários do Consórcio Contek/Rodocon, responsável pela Obra de Implantação e Pavimentação do lote 2, rodovia Br-429/RO. A equipe dos Programas de Educação Ambiental e Sanitária e Comunicação Social percorrerá os municípios de Alvorada do Oeste/RO, Seringueiras/RO, São Miguel do Guaporé/RO, São Francisco do Guaporé/RO, Costa Marques/RO e o distrito de Terra Boa/RO localizados ao longo da rodovia BR-429/RO.

Fontes: http://www.brasil.gov.br/ e IBGE.



Voltar