Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Florada dos ipês colore a paisagem do Vale do Guaporé

Publicada 10/09/2015

A primavera ainda não teve início, mas, mesmo enquanto ela não chega, quem transita pela Rodovia BR-429/RO, pode presenciar um espetáculo à parte: o período compreendido entre os meses de julho e setembro traz consigo a florada dos ipês, enriquecendo a paisagem do Vale do Guaporé.

A região, reconhecida no Estado por sua rica biodiversidade, ganha tons coloridos nessa época do ano devido à presença dos ipês predominantemente nas cores amarelo, rosa e roxo. O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia – gênero neotropicalmais comum dafamília Bignoniaceae - podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil.A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas, dando lugar às flores. Sua frutificação ocorre nos meses de setembro e outubro, logo após a queda das flores. Também é importante destacar que a madeira proveniente desta árvore, é considerada nobre - de cor castanho-oliva ou castanho-avermelhada.

Tema de canções, poesias, pinturas e edifícios – ate mesmo oficiais – a beleza dos ipês e sua importância, também conquistaram o reconhecimento da Constituição Federal. No ano de 1978, a Lei n°6 507 oficializou a flor do ipê amarelo – a cor mais comum da espécie - como a flor símbolo do Brasil.

Enfim, a lista de motivos para nos encantarmos com a exuberância proporcionada por essas arvores é longa, porém, seu período de floração é curto. Os ipês ficam floridos por em média duas semanas, deixando para trás apenas o tapete formado por suas flores, trazendo a recordação do cenário anterior e antecipando a expectativa da floração no ano seguinte.



Voltar