Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

DNIT promove acompanhamento em dia de campo na E.F.A Vale do Guaporé

Publicada 18/02/2015

Com o objetivo de discutir os benefícios de uma produção orgânica e alertar para os perigos do aquecimento global, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) desenvolveu através dos Programas de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) e Comunicação Social (PCS) do Consórcio Astec/Direção/MRS, um dia de campo na E.F.A Vale do Guaporé, situada no município de São Francisco do Guaporé/RO.

Na ocasião, as equipe do PEAS e do PCS foram apresentadas à estrutura da E.F.A. Vale do Guaporé pelos alunos Cleidson Barreto Alves e Ronildo Thomaz Siqueira, ambos pertencentes ao 4° ano de Técnico em Agropecuária. A escola possui mais de vinte projetos em desenvolvimento, todos, orientados pelos professores da Instituição, mas, de inteira responsabilidade dos alunos. Técnicas relacionadas ao controle biológico de pragas nas hortas e lavouras; ao melhoramento de produtos e criação de animais como suínos, ovinos e aves de corte, foram transmitidas às equipes. 

Os alunos receberam palestra acerca dos riscos do uso de agrotóxicos, a fim de que a teoria fosse retransmitida, visto que a prática já não ocorre no local. Depois, demonstraram através de paródias, palestras, maquetes e teatro, os perigos do aquecimento global e formas de minimizar os impactos do mesmo.

A E.F.A.Vale completou dez anos de fundação. Ao longo desse período, foi compartilhado o aprendizado necessário para lidar com técnicas de cultivo orgânico e criação agropecuária, aliado a uma formação disciplinar intensa. Para o encerramento das atividades, camisetas com a logo da Rodovia BR-429/RO foram sorteadas entre alunos e professores e um aparelho blu-ray foi cedido à instituição de ensino, colaborando com as práticas multidisciplinares desenvolvidas no local.



Voltar