Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

O cuidado com os agrotóxicos inaugura as campanhas do ano de 2015

Publicada 19/01/2015

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) através do Consórcio Astec/Direção/MRS, responsável pela Gestão e Supervisão Ambiental da Rodovia BR-429/RO, desenvolveu através dos Programas de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) e Comunicação Social (PCS), a campanha “Diga não aos agrotóxicos! Não deixe que eles cheguem até sua mesa”.

O dia 11 do mês de janeiro é reservado para a sensibilização aos perigos da poluição causada pelos agrotóxicos, que por definição legal, são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos para uso nos diversos setores da produção, cultivo, armazenamento, beneficiamento de produtos agrícolas, pastagem, florestas nativas ou implantadas e demais ecossistemas e ambientes urbanos, hídricos e industriais.

Os produtores de três associações rurais, sendo elas, a ARSAPAM, ASPROSEG E ASPPRU, situadas respectivamente nos municípios de São Miguel do Guaporé/RO, Costa Marques/RO e São Francisco do Guaporé/RO, receberam palestra e vídeo referentes ao tema. Dentre os tópicos abordados, receberam destaque: a atenção para o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), a cautela com as embalagens vazias do produto, os cuidados com o manuseio dos agrotóxicos e a importância de um profissional habilitado para oferecer quaisquer instruções que se fizerem necessárias.

Os associados também tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências com a agricultura e esclarecer dúvidas sobre os benefícios da lavoura orgânica, visto que o Brasil possui posição de destaque nesse quesito.

Após o encerramento das atividades relacionadas à campanha, camisetas com a logo da Rodovia BR-429/RO foram entregues aos presentes, junto aos cartazes com informações ressaltando o conteúdo contemplado durante a palestra.

Para que haja equilíbrio, faz-se necessário pesar nossas ações com os danos que ocasionamos ao meio em que vivemos. Informe-se sobre os agrotóxicos e busque alternativas ao seu uso, propiciando a manutenção saudável da lavoura e do meio ambiente. 



Voltar