Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Alunos dão show de criatividade durante a campanha de junho

Publicada 16/06/2014

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT através do Consórcio Astec/Direção/MRS responsável pela Gestão e Supervisão Ambiental da Rodovia BR-429/RO, desenvolveu por meio dos Programas de Educação Ambiental e Sanitária (PEA) e Comunicação Social (PCS), a campanha “Lixo com arte, reciclar faz parte”.

Devido à importância da sensibilização da sociedade para a questão da sustentabilidade – essencial para o futuro do planeta – o tema ganhou nova abordagem no mês de junho. Seis escolas ao longo da Rodovia BR-429/RO foram contempladas com as atividades, sendo elas: E.E.E.F.M. Joaquim Xavier de Oliveira, localizada na coordenada 20L 576.973-8.744.938, E.M.E.I.E.F. Olavo Bilac 20L 509.960-8.699.946, E.M.E.F. Venceslau Brás 20L 482.048-8.690.912, E.M.E.F.M. Neusa de Oliveira Bravin 20L 421.762-8.665.545, E.P.M.E.F. Vereador João Melo Zeferino 20L 405.129-8.664.299 e E.P.M.E.I. Maria Lucinete Firmino Miranda 20L 361.758-8.638.623.

O objetivo da campanha foi o de despertar nos alunos, a sensibilização ambiental necessária, para que passem a dar novo destino aos resíduos sólidos produzidos diariamente nas escolas e em suas casas. Para isso, as atividades orientadas às crianças e jovens foram divididas em duas fases.

Primeiramente, houve a realização de breve palestra, abordando a origem do termo sustentabilidade, a política dos 5R’s, a Lei nº 12.305/2010 que trata sobre a reutilização de materiais, ideias sustentáveis para reaproveitar resíduos sólidos em novos brinquedos e o tempo de decomposição dos materiais posteriormente utilizados para a segunda parte da atividade, destacando as inúmeras possibilidades e a importância de utilizá-los novamente de forma criativa.

A segunda fase envolveu a oficina de reaproveitamento de lixo. Cada aluno das séries escolhidas pelo corpo docente das instituições de ensino contempladas confeccionou um palhacinho, utilizando produtos simples.

Para cada palhacinho foram necessários:

·         28 tampinhas de garrafa descartável;

·         01 frasco de iogurte 170g;

·         01 cabeça de palhaço ou boneco;

·         02 tampas de detergente;

·         02 lacres de latinha de refrigerante;

·         02 tampas de amaciante;

·         01 metro de elástico;

·         30 cm de fita decorativa;

·         Canetinha;

·         Tesoura.

A maioria dos materiais foi trazida pelos alunos e recolhida na própria comunidade. Devido ao interesse das escolas que receberam a campanha do mês de junho, alguns materiais levados pela equipe do PEA foram disponibilizados em cada instituição, para que possam dar continuidade às atividades de reutilização dos resíduos sólidos com os demais alunos.

Após o encerramento das ações referentes à campanha, os alunos receberam lembrancinhas com foco na Copa do Mundo de 2014 e posaram orgulhosos para a foto, com os palhacinhos já finalizados.

A prática de atividades relacionadas à Educação Ambiental, especialmente nas escolas, onde se encontram a maior parcela de crianças e jovens, é fundamental para que a sociedade compreenda desde cedo a importância de protegermos o meio em que vivemos. Do ponto de vista do planeta, não há como jogar lixo “fora”, porque não existe “fora”. Quanto antes, todos despertarmos para essa realidade, beneficiaremos a nossa e as futuras gerações.



Voltar