Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Saiba mais sobre o Dia Mundial Sem Carro

Publicada 22/09/2013

No ano de 1997, foi instituído na França, o Dia Mundial Sem Carro. A data, comemorada no dia 22 de setembro, propõe uma reflexão sobre a dependência que os automóveis exercem sobre as pessoas, lembrando que há diversas outras formas de locomoção, que permitem o mesmo acesso da população aos lugares e não prejudicam o meio em que vivemos.

Sensibilizados pelo projeto, outros países europeus já aderiram à ideia no ano 2000. No Brasil, os primeiros registros são mais recentes e ocorreram na cidade de São Paulo, em 2003, conhecida mundialmente por ser oprincipal centro financeiro e mercantilda América do Sul, é também a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul, e a cidade brasileira mais influente no cenário global, dados que influenciam diretamente no poder aquisitivo dos paulistanos, logo, no número de automóveis e consequentes danos causados ao meio ambiente.

Desde então, diversas ações foram realizadas em outros municípios e estados, como passeatas e passeios ciclísticos incentivando a comunidade à tentativa de deixar os automóveis na garagem, e diminuir a consequente poluição causada pelos mesmos, ao menos um dia.

A alternativa também ressalta a importância do uso de meios sustentáveis de locomoção, que diminuiriam os agentes causadores da poluição. Um trânsito mais calmo, também é destacado como uma maneira de aumentar a qualidade de vida, já que caminhadas e pedaladas são exercícios recomendados para melhoria da saúde.

O movimento está conquistando a adesão de diversos lugares espalhados pelo mundo. Que tal repensar nossas atitudes e aproveitar a data para colocar em prática nossa responsabilidade para com o futuro e o meio ambiente? Pesquise se há alguma ação sendo desenvolvida em sua cidade que faça parte do Dia Mundial sem Carro, se houver, colabore. Se não houver, inicie você mesmo, afinal, Importantes mudanças começam com pequenos passos.

Fonte: IBGE / diamundialsemcarro.org / Governo do Estado de São Paulo

Imagem: Internet/Divulgação - autossustentavel.com



Voltar