Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Doação de sangue é o tema da Campanha do mês de janeiro na Rodovia BR-429/RO

Publicada 21/01/2019

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2018, 1,6% da população brasileira doa sangue – o que significa um índice de 16 doadores para cada grupo de mil habitantes. Dentro desde índice, os jovens (com idade entre 18 e 19 anos), são maioria. Porém, embora o percentual de doadores esteja dentro dos parâmetros exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – que é de apenas 1% -, o governo pretende não apenas aumentar o número de doadores, mas tornar tais doações regulares.

Assim, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) desenvolveu através do Consórcio Astec/Direção/MRS, por meio dos Programas de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) e Comunicação Social (PCS), a Campanha “Sangue é vida, seja doador!”.

As atividades da Campanha foram executadas no município de Alvorada do Oeste/RO pela equipe do PEAS através de blitz educativa e visita ao comércio local, a fim de sensibilizar a população para a importância da doação sanguínea frequente.

Durante a blitz educativa aos usuários da Rodovia BR-429/RO, houve a fixação de adesivos nos veículos e motocicletas. Já os comerciantes visitados pelo PEAS tiveram cartazes colados em seus estabelecimentos contendo informações importantes sobre a doação de sangue, com o objetivo de que tal importância seja compreendida e multiplicada para o máximo de pessoas possível.

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Procure o hemocentro mais próximo da sua cidade, consulte as condições para o procedimento de doação e faça sua parte. Nunca se sabe a hora em que alguém precisará, portanto, não espere acontecer na sua família, ou uma ocasião especial para se sensibilizar com o próximo. Especial é cada dia em que se pode viver com saúde. Doe um pouco do seu tempo e salve vidas!

 

Com informações de: Portal Ministério da Saúde e Agência Brasil



Voltar