Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Campanha Novembro Azul é realizada por meio de blitz educativa na Rodovia BR-429/RO

Publicada 28/11/2018

O mês de Novembro é dedicado à sensibilização sobre os cuidados com a saúde do público masculino. Para tanto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do Consórcio Astec/Direção/MRS, por meio dos Programas de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) e Comunicação Social (PCS), desenvolveu a Campanha “Novembro Azul”.

A equipe do PEAS realizou blitz educativa em todos os municípios ao longo da Rodovia BR-429/RO, sendo: Alvorada do Oeste/RO, São Miguel do Guaporé/RO, Seringueiras/RO, São Francisco do Guaporé/RO e Costa Marques/RO e distritos de Terra Boa/RO e São Domingos do Guaporé/RO com entrega de lixeiras de câmbio personalizadas com o laço azul que remete ao Movimento Novembro Azul.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Por isso, é tão importante realizar o exame regularmente. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite).

Também segundo dados disponibilizados pelo Inca, já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, diminuir o consumo de álcool e não fumar. Cabe destacar também que a idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Faça visitas periódicas ao médico e cuide de sua saúde. O preconceito não salva a vida de ninguém, a prevenção sim!



Voltar