Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Higiene Bucal é o tema da Campanha de Outubro nas escolas da Rodovia BR-429/RO

Publicada 23/10/2018

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção de doenças bucais, afinal, a necessidade da manutenção da higiene bucal vai muito além de um sorriso bonito. Segundo o Ministério da Saúde, 88% da população brasileira possui cárie – doença crônica que afeta crianças, adultos e idosos em todo o mundo.

Assim, com o objetivo de demonstrar que a higiene bucal é fundamental para a saúde de uma forma geral, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), desenvolveu através do Consórcio Astec/Direção/MRS, por meio dos Programas de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) e Comunicação Social (PCS), a Campanha “Cuidado de hoje, sorriso de sempre!”.

As atividades referentes à Campanha foram realizadas em quatro instituições de ensino situadas ao longo da Rodovia BR-429/RO, sendo: E.M.E.I.E.F. Olavo Bilac, E.M.E.I.F. Venceslau Brás, E.P.M.E.F.M. Neusa de Oliveira Bravin, e E.P.M.E.I.F. Maria Lucinete Firmino Miranda.

Através de palestra introdutória e vídeo, a equipe do PEAS demonstrou doenças causadas pela má higiene bucal e a importância da prevenção através do uso diário do fio dental e a forma correta de escovação – também desenvolvida de forma prática com os alunos, que receberam escovas de lembrancinha para utilização na dinâmica.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, diversos problemas de saúde começam pela boca, ou por meio dela, aparecem os primeiros sinais de alerta, como a cárie: seus perigos vão muito além da dor de dente e do mau hálito. Uma cárie não tratada pode trazer consequências sérias para a saúde em geral. As bactérias que se proliferam em uma boca que não recebe a higiene correta podem atingir o sistema vascular e, por meio da corrente sanguínea, circular por todo o corpo, causando diversas doenças graves.

Saúde é um assunto sério. Não subestime os sinais que o seu corpo oferece. Manter os cuidados com a higiene bucal diariamente pode combater uma série de doenças, além de melhorar nossa qualidade de vida. Consulte o dentista de sua confiança regularmente e previna-se.



Voltar