Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Gestão ambiental realiza "Dia do Índio" na E.E.F. Ywará Puruborá

Publicada 26/04/2018

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou através do Consórcio Astec/Direção/MRS, pelos Programas de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) e Comunicação Social (PCS), a Campanha “Dia do Índio” na Escola Índigena E.E.F. Ywará Puruborá.

A equipe do PEAS preparou uma série de atividades lúdicas (montagem de painel, boliche, caça-palavras com termos indígenas, jogo de argolas, tira-varetas e pescaria) em homenagem ao “Dia do Índio”, comemorado no dia 19 de abril. No encerramento de cada jogo, os alunos vencedores foram premiados.

Como expressão do respeito à identidade indígena, bem como em outras oportunidades no local, as equipes do PEAS, PCS e Supervisão Ambiental aceitaram o convite para receber pinturas na pele com tinta à base de jenipapo. Os desenhos típicos foram feitos pelos próprios alunos da E.E.F. Ywará Puruborá. A pintura pode permanecer na pele durante em média, doze dias. A equipe de Gestão Ambiental também participou de uma dança de roda típica da comunidade indígena.

No encerramento da Campanha, os alunos receberam lápis com ponteira. Também foi entregue à professora da escola: jogo educativo e display de acrílico com foto em homenagem aos alunos. Todos os presentes participaram de partilha de alimentos em comemoração à data especial “Dia do Índio”.

A cultura indígena é a representação das nossas raízes. Que o dia 19 de abril seja comemorado e utilizado por todos nós como oportunidade de reflexão sobre a nossa responsabilidade para o compromisso da preservação dessas tradições.



Voltar