Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

A água é o tema da Campanha desenvolvida nas escolas da Rodovia BR-429/RO

Publicada 21/03/2018

O “Dia Mundial da Água” foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Todos os anos, portanto, essa data é destinada ao debate sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural, especialmente sua preservação e consumo consciente.

A fim de levar essa discussão para as escolas e sensibilizar os alunos para a importância da água, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), desenvolveu através do Consórcio Astec/Direção/MRS, por meio dos Programas de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) e Comunicação Social (PCS), a Campanha “Água poluída, planeta sem vida!”.

As atividades referentes à Campanha foram realizadas em quatro instituições de ensino situadas ao longo da Rodovia BR-429/RO, sendo: E.M.E.I.E.F. Olavo Bilac, E.M.E.I.F. Venceslau Brás, E.P.M.E.F.M. Neusa de Oliveira Bravin, e E.P.M.E.I.F. Maria Lucinete Firmino Miranda.

Através de palestra introdutória, a equipe do PEAS esclareceu aos alunos sobre medidas que precisam ser adotadas para a preservação da água: desde não construir em regiões mananciais, não poluir cursos d’água até demorar menos tempo no banho. Porém, sempre que o assunto é água, surge a pergunta “Por que preocuparmo-nos com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por esse bem natural?”, por meio de dinâmica, a integrante do PEAS demonstrou o motivo: apenas cerca de 0,3 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). Além disso, infelizmente, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) vem sendo contaminada pela ação do homem.

Ao final da apresentação os alunos receberam lembrancinhas em alusão à Campanha (marcadores de página, porta-recado ou chaveiro em formato de gota), todas confeccionadas artesanalmente pela equipe do PEAS.

E você, também está disposto a mudar seus hábitos pelo bem do planeta? Que tal começarmos hoje a mudar os nossos hábitos em prol da preservação da água e consequente melhoria da nossa qualidade de vida e das futuras gerações? De acordo com as estimativas da ONU, se o consumo de água continuar sendo irresponsável, em 2050 a maioria dos países não terá como garantir nem a cota mínima de 50 litros diários de água por pessoa. Nossa atitude de agora determina o nosso futuro. Preserve!

 

Com informações de: Ministério do Meio Ambiente (MMA) 



Voltar