Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

A importância da atividade física na terceira idade é o foco da Campanha do mês de fevereiro em Alvorada do Oeste/RO

Publicada 21/02/2018

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) desenvolveu no mês de fevereiro, a Campanha “Atividade física: sempre é tempo de começar!”, realizada pelo Consórcio Astec/Direção/MRS através dos Programas de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) e Comunicação Social (PCS) no Centro de Convivência do Idoso – Antônio Marcelino de Oliveira, situado no município de Alvorada do Oeste/RO.

O objetivo da Campanha é o de incentivar hábitos mais saudáveis na terceira idade, especialmente a prática de exercícios físicos. Um dos exemplos comprobatórios da importância da atividade física é a mostra de estudo feito pelo Institudo de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) com dois grupos de pacientes do Hospital do Servidor Público Estaduais (HSPE), indicando que idosos praticantes de exercícios físicos regularmente procuram menos atendimento médico do que os sedentários.

Assim, a equipe do PEAS elaborou uma série de alongamentos, ginástica e dança com exercícios apropriados para a terceira idade. Os idosos que compareceram no local participaram com afinco das atividades preparadas. Ao final, receberam garrafas com água mineral e toalhas de mão com a logo da Rodovia BR-429/RO.

De acordo com informações divulgadas pelo Portal do Ministério da Saúde, o Brasil possui a quinta maior população idosa do mundo, com cerca de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Atualmente, a proporção de pessoas idosas no País alcançou 13,7% da população geral. Segundo as estimativas, em 2030, o número de brasileiros com 60 anos ou mais ultrapassará o de crianças de zero a 14 anos de idade.

Portanto, é urgente a necessidade de priorizar a saúde da pessoa idosa. A prática de atividade física aliada à orientação adequada e boa alimentação é determinante para uma melhor qualidade de vida, especialmente na terceira idade. Ter maior responsabilidade e atenção com os idosos constitui um ato de amor e um compromisso de carinho com o futuro de toda a sociedade.

Com informações de: Ministério da Saúde



Voltar