Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Ciclo de palestras aborda os perigos do manejo inadequado do lixo

Publicada 23/04/2013

 

Conhecemos a importância da preservação do meio ambiente, a fim de propiciar uma melhor qualidade de vida aos animais e a nós seres humanos. No entanto, a problemática que envolve a questão dos resíduos sólidos, não pôde esperar nossa tardia sensibilização para atitudes que possam resultar em mudanças eficientes.

A Constituição Federal também precisou adequar-se a esse novo panorama. Para tanto, foi criada aLei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A medida torna oficial a preocupação do Governo quanto ao manejo inadequado dos resíduos sólidos e “prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado”¹, além do prazo máximo do encerramento de lixões a céu aberto e sua posterior transferência para aterros sanitários, locais apropriados para o depósito dos detritos.

Constatando a importância de divulgar tais ações, o DNIT, através do Consórcio Astec/Direção/MRS, promoveu um ciclo de palestras no Consórcio Contek/Rodocon, em treze (13) escolas e seis (6) associações rurais nos municípios de Alvorada do Oeste/RO, São Miguel do Guaporé/RO, Seringueiras/RO, São Francisco do Guaporé/RO, Costa Marques/RO e no distrito de São Domingos do Guaporé/RO, ao longo da rodovia BR 429/RO.

As apresentações faziam parte da campanha “Seja consciente, lugar de lixo é na lixeira” e traziam os temas: “Lixo e suas consequências”, “Doenças transmitidas por vetores: Dengue, Malária, Leishmaniose e Doença de Chagas” e “Higiene Pessoal”. Panfletos para colorir foram entregues às crianças nas instituições de ensino e kit’s de saúde foram entregues aos funcionários ao final da palestra no Consórcio Contek/Rodocon.

 

¹Fonte: http://www.mma.gov.br/



Voltar