Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Gestão Ambiental comemora “Dia do Índio” na E.I.E.E.F. Ywará Puruborá

Publicada 26/04/2017

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) desenvolveu através do Consórcio Astec/Direção/MRS, pelos Programas de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) e Comunicação Social (PCS), na instituição de ensino E.I.E.E.F. Ywará Puruborá, a Campanha “Dia do Índio”.

A Campanha foi realizada em homenagem ao Dia do Índio, comemorado no último dia 19. Na ocasião, após a abordagem do tema, alunos, professores e familiares pertencentes à Comunidade Indígena surpreenderam as equipes do PEAS e PCS com a apresentação de danças em trajes típicos. Dando continuidade às atividades, a equipe do PEAS realizou a “sessão de cinema” com muita pipoca durante a exibição do filme “Tainá: a origem”.

Após o filme, todos se reuniram para conversar sobre as semelhanças entre o cotidiano representado no filme pela índia Tainá, que busca conhecer profundamente sua origem e a realidade dos índios na Região. Entre as semelhanças, foram destacadas as danças, confecção de arco e flecha e pinturas corporais. Como expressão do respeito à identidade indígena, toda a equipe aceitou o convite para receber pintura na pele, com tintas confeccionadas a partir da mistura mais comum: urucum e jenipapo. Os desenhos foram feitos pelos próprios alunos da E.I.E.E.F. Ywará Puruborá. A tinta pode permanecer na pele durante em média, doze dias.

No encerramento das atividades, cada aluno recebeu um cofre em forma de tartaruga e um bilboquê, em forma de sapo. As duas lembranças referentes à Campanha foram confeccionadas a partir de materiais reutilizados pela equipe do PEAS.

Conhecer a cultura dos povos indígenas é saber um pouco mais sobre a nossa própria origem. A importância da causa indígena, a luta por seus direitos e preservação de suas tradições, deve ser de todos nós. Que o dia 19 de abril seja o símbolo da valorização de nossas raízes. 



Voltar